segunda-feira, 28 de abril de 2014


Saiu  no jornal Estância
LIVRO DENUNCIANDO REGIME DE CORONELISMO E CANGAÇO NA POLÍTICA DE ITU VENDE QUASE MIL CÓPIAS ANTES DO LANÇAMENTO
 

Em 2010, o jornalista ituano Reginaldo Carlota, teve seus 15 minutos de fama, ao ser convidado para participar do programa internacional “Instinto Assassino”, do Discovery Channel. O convite se deu por conta do lançamento de seu livro-reportagem “O Matador de Crianças”, que contava a aterradora história do serial killer Laerte Patrocínio Orpinelli, que confessou ter estuprado e matado mais de cem crianças, entre as décadas de 1970 e 2000.

O episódio do Discovery, intitulado “O Monstro de Rio Claro”, trouxe Carlota como convidado especial para traçar o perfil do assassino e foi exibido em mais de 80 países. Atualmente, o vídeo pode ser encontrado no youtube.

A repercussão da entrevista fez o livro, lançado de forma totalmente independente pelo próprio autor, vender mais de 10 mil exemplares.

Quatro anos depois, Carlota retorna agora ao mercado com outro livro-reportagem, tão ou mais explosivo do que o primeiro. Trata-se de “Tolerância Zero”, que tem como subtítulo “Um tiro à queima roupa na moral dos políticos ituanos”.

Com uma narrativa mais afiada do que uma navalha, como diz a contracapa da obra, Tolerância Zero é um livro bombástico, que denuncia a omissão, a covardia e o regime de coronelismo e cangaço, que rege a política ituana, segundo o autor.

A obra começa fazendo uma retrospectiva do início do governo do ex-prefeito Herculano Castilho Passos Júnior, em 2005, passando pelo assassinato do advogado Humberto da Silva Monteiro (2006), que defendia os interesses tanto de Herculano, quanto do seu então vice, Oliveira Júnior e foi morto a tiros no Centro da cidade, chegando até os dias de hoje, do atual governo do prefeito “Tuíze” (PSD), que na opinião do autor, é o pior de toda a história de Itu.

O livro reúne vários artigos explosivos, já publicados nas páginas do jornal ituano “Notícia Popular”, do próprio Carlota, que agora virou a “Revista Notícia Popular”, além de inúmeros artigos ácidos, totalmente inéditos, denunciando os bastidores de uma política que o autor considera “tão sórdida, que chega a ser obscena”.  A obra também inclui um extenso capítulo intitulado de “Raio X da Política Ituana”, onde o autor traça o perfil das mais conhecidas personalidades políticas locais e fala o que pensa de cada uma delas. E o que ele pensa, não é nada bom.

Considerado o jornalista mais polêmico e influente de Itu, Carlota, que trabalha há 10 anos como repórter policial,  é referência obrigatória na cidade, quando o assunto gira em torno de crimes macabros e denúncias bombásticas, sobre a política local.

Dono de uma audiência no Facebook, composta por mais de 12 mil fãs, entre “amigos” e “seguidores”, que acompanham diariamente suas postagens, Carlota age como um verdadeiro justiceiro do jornalismo popular, mutilando egos e esquartejando vaidades na política ituana.

Nas últimas três semanas, antes de anunciar que o livro já estava pronto, o autor recebeu mais de 900 pedidos de exemplares da obra, todos de seus amigos e seguidores do Facebook.

“Imprimimos 10 mil exemplares e a expectativa era vender tudo até dezembro, mas se 10% da tiragem vendeu em apenas quatro dias, acredito que até setembro, no máximo, a primeira edição estará totalmente esgotada”, comenta o autor.

Lançado de forma independente pela editora Serial Books, do próprio Carlota, Tolerância Zero, tem 96 páginas, custa R$ 30. O livro começa a ser vendido oficialmente na próxima quarta-feira, na página do jornalista no Facebook (www.facebook.com/reginaldo.carlota). Na cidade de Itu, o livro também poderá ser encontrado em todas as bancas e livrarias.

http://jornalestancia.com.br/noticias/?p=12777

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: