PROPAGANDA DE PÁGINA INTEIRA QUE COMEÇA A SER VEÍCULADA NA CONTRACAPA DO NOTÍCIA POPULAR, A PARTIR DE JANEIRO DE 2013
sábado, 22 de dezembro de 2012
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2012, NA REVISTA ÚNICA, SOBRE O JORNAL NOTÍCIA POPULAR DE ITU E SEU EDITOR, REGINALDO CARLOTA
Voltando
com Tudo
Após
férias na Europa, entre Paris e Lisboa, o polêmico jornalista Reginaldo
Carlota, volta com tudo, nas páginas do "Notícia Popular de Itu"
Lançado em março de 2011, o Notícia Popular, ou
simplesmente "NP", como também é conhecido, não levou muito tempo pra
começar a fazer sucesso e rapidamente pegar uma fatia do mercado jornalístico
regional.
Carlota conta que o projeto nasceu tanto de uma
necessidade pessoal sua, quanto do próprio mercado, de ter um produto
jornalístico diferenciado, que mostrasse tudo aquilo que a população queria
saber, mas não era divulgado ou mesmo de conhecimento dos outros jornais.
"Após trabalhar
cinco anos em um outro jornal da região, pedi demissão, peguei minha esposa e
filho e fui tentar a vida no litoral. Desempregado e sem saber direito o que ia
fazer, fiquei só um mês e decidi voltar pra Itu, com a ideia de montar um novo
jornal, focado em reportagens policiais, que é minha especialidade",
revela o editor-chefe do NP.
O começo não foi fácil. Além de estar completamente
falido, Carlota não tinha condução própria, nem sequer um computador ou uma
simples máquina fotográfica. "Eu
escrevia o jornal inteiro em lan houses, fazia as fotos com uma maquininha
doméstica da minha mulher e na hora da entrega nas bancas, pedia ajuda para
amigos que tinham motos e dava uns trocadinhos pra eles", relembra.
Hoje, quase dois anos depois, a situação do NP é muito
diferente. O jornal é sucesso de vendas nas bancas ituanas, chegando a esgotar
tiragens inteiras num único dia, dependendo da manchete de capa. As fotografias são feitas por uma sofisticada
Nikon D 3100 e as lan houses foram trocadas por um escritório mobiliadíssimo,
com microcomputadores e laptops de última geração. Para a distribuição tem
funcionário próprio, e, pras reportagens de rua, é utilizada uma caminhonete
Blazer do jornal, toda adesivada com o logo do NP.
REVIRAVOLTA
Na vida pessoal do criador e editor do NP, que, andava a
pé e estava hospedado com a família nos fundos da casa do pai, as coisas também
deram uma guinada. Carlota mora num bom apartamento no Centro da cidade, anda
numa Hornet 600 cilindradas, foi capa de duas revistas, participou de um
episódio da série Instinto Assassino do Discovery Channel e, em outubro deste
ano, passou dez dias de férias na Europa, dividindo a estadia entre Portugal e
França. "A vida da gente é
surpreendente, há dois anos eu não tinha grana nem pra dar um passeio em São
Paulo, e, há poucos dias, estava jantando em um restaurante chiquérrimo em
Paris, tomando vinho branco e conversando em inglês com os garçons",
conta.
Para 2013, o jornalista revela que o NP irá crescer ainda
mais. "Comecei o jornal com o
descrédito total de muita gente e, em pouco tempo, calamos a boca dessas
pessoas, já que o produto surpreendeu, ao iniciar uma verdadeira revolução na
maneira de fazer jornalismo na região. A cidade já se acostumou agora, de ver
os bastidores da notícia, com fotos exclusivas e detalhes surpreendentes dos
casos policiais que narramos. Sempre digo que a história do jornalismo em Itu,
tem que ser dividida no antes e depois do NP e no próximo ano, vamos consolidar
nossa imagem de jornal popular e expandir ainda mais na região", diz.
O NP, que durante esses quase dois anos de existência
circula em mais de 80 pontos de distribuição em Itu, entre bancas, padarias,
mercearias e mercadinhos, agora também passa a ser distribuído em todas as
bancas de jornais de Salto e, muito em breve, em outros pontos alternativos.
Em Itu, o jornal que é no formato tablóide, tem 12
páginas e é quase todo colorido, circula
aos sábados e continua custando R$ 2. Já em Salto, até início de fevereiro de
2013, estará sendo distribuído gratuitamente. "Essa cortesia, faz parte de nossa estratégia de marketing de
formar novos leitores em Salto. Quando começarmos a cobrar pelo jornal, vamos
ter tanta gente viciada nele, como em Itu, onde temos mais de seis mil leitores
fieis, que não perdem uma única edição", explica Carlota.
Em 2012, o Notícia Popular teve um papel decisivo na eleição
municipal ituana. O jornal apoiou publicamente o candidato de oposição Oswaldo
Sonsini, que no último instante, perdeu por uma diferença quase irrisória, já
que fez 31.612 votos,
contra 33.384, de seu adversário. Mas, se para
prefeito quase elegeu seu candidato, para vereador a coisa passou do
"quase". Carlota conta que, quatro
dos candidatos a vereadores que receberam apoio do NP se elegeram com sucesso,
e vários outros que nas próprias palavras do editor "apanharam o ano todo",
foram sumariamente derrotados. "Posso
não ter elegido o prefeito que eu esperava, mas os caras que eu prometi que não
ganhariam a eleição pra vereador, não ganharam mesmo. Essa é a prova definitiva
da credibilidade e total confiança que os leitores têm no NP".
Embora já tenha recebido várias propostas para vender o
jornal, principalmente pelo peso político que ele tem agora, já que é lido
predominantemente pela classe trabalhadora, Carlota garante que o NP não está a
venda. "Não estou dizendo que, se alguém me oferecer um milhão de reais,
vou dizer não sem pensar, mas, até hoje, nunca fiz uma proposta de venda do jornal
e recusei todas que recebi. Mas, como dizem, o futuro, só a Deus
pertence".
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
NOTÍCIA POPULAR É DESTAQUE NA REVISTA ÚNICA
A edição de dezembro de 2012, da REVISTA ÚNICA, está trazendo uma matéria exclusiva sobre o jornal
Notícia Popular e seu criador o jornalista Reginaldo Carlota.
Com foco nas classes A,B e C, nos moradores de
condomínios e bairros, profissionais liberais, empresários e comerciantes, a
ÚNICA é
um veículo bastante abrangente e, tem o propósito de contemplar, em suas
edições, matérias e notícias sobre as atualidades regionais e nacionais. Para
tanto, oferece ao leitor informações sobre modernas tendências de mercado,
mesclando matérias sobra atualidades, lazer, turismo, eventos, colunas sociais,
entretenimento, empreendimentos, investimentos e política da região, agenda
cultural, saúde & bem estar, esporte, serviços, educação, cultura e
coberturas jornalísticas e fotográficas.
A revista também pode ser lida na íntegra no site
oficial: http://www.revistaunica.com/
Assinar:
Postagens (Atom)